Pessimismo tecnológico

Na aula mais recente do CAS que estou cursando na ETH Zürich, o professor apresentou dois pontos de vista sobre o avanço tecnológico: determinismo versus otimismo tecnológico. O ponto de vista determinista vê o avanço tecnológico como algo fora do controle humano e social. As inovações e pesquisas ocorrem independentes de considerações sobre se deveriam ocorrer. O otimista pelo contrário vê o avanço tecnológico como uma produção social e portanto sob o controle humano. Se decidirmos não construir uma bomba nuclear, não será inventada.

Eu achei essa redução um pouco exagerada. Principalmente porque me considero um pessimista tecnológico. Concordo com o otimista que a produção tecnológica é resultado de processos sociais. No entanto concordo com o determinista que esses processos estão fora do controle social. O pior dos dois mundos!

Moloch está aqui, nós sabemos dele, mas nossa luta contra sua influência é inútil. Estou aos poucos aceitando esse fato e evitando me frustrar contra esse avanço ao precipício.